Como começar um livro?
- Rebeca Crysthine
- 30 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Muitas pessoas, eu digo um número considerável de jovens e adultos, querem escrever um livro. Mas poucos sabem por onde começar, o que fazer, sobre o que ou quem falar. E quando se fala do gênero então... Essas dúvidas aumentam ainda mais. Mas a seguir, eu irei sanar todos esses “porquês” que pairam na cabeça de futuros possíveis escritores espalhados por aí. Confira!
Para Começar:
“PACIÊNCIA”, “DEDICAÇÃO”, “IDEIAS”.
Prestaram atenção nas três palavrinhas acima? Pois então! Essas são algumas das regras mais importantes que você PRECISA ter para começar a escrever um livro, seja ele sobre qualquer assunto, desde biografias a contos eróticos. Sem isso, você não irá chegar a lugar algum. Por quê?
Na tecnologia de hoje, você pode perceber o quanto temos acesso a milhares de sites, de todos os tipos de pesquisas imagináveis e inimagináveis. Principalmente quando se fala de redes sociais.
Aí o povo adora! Então meu caro, tenha PACIÊNCIA com as pessoas, DEDICAÇÃO com sua obra e IDEIAS para prender a atenção dos seus leitores.
O número de pessoas que apreciam a leitura no Brasil, caiu em 22,9% nos últimos dois anos. Com o avanço da tecnologia, todos estão mais interessados em estar por dentro de tudo o que envolve modernidade, e infelizmente, até mesmo a vida do vizinho está mais interessante do que ler um livro.
Por isso, aviso de antemão que você precisará conquistar seu público alvo.
Gênero do seu livro
O gênero literário da sua obra é o principal fator para começar a criar calo nos dedos. É a primeira coisa que deve ser decidida para só então dar início ao trabalho árduo.
Para escolher o tema do seu livro, é necessário que você identifique em qual deles sua escrita flui melhor, e para quem não sabe, a rotina de cada um interfere muito na hora da escolha.
Por exemplo: Se no seu dia a dia, você presencia muita injustiça e violência, o tema escolhido tende a ser voltado para essa área como ficção científica, romance policial, dentre outras similares. Já se seu cotidiano é mais calmo, cercado de bondade e apreço pelas coisas e pessoas, sua obra tem chances de partir para o lado poético.
Outro ponto que ajuda também, é a sua biblioteca. Os livros que as pessoas leem, costumam influenciar muito quando se passa de leitor para escritor. Pense nisso, e passe a avaliar melhor as obras que lê. Tenho certeza que um desses tópicos, irão ser cruciais para a escolha da categoria do seu livro.
Como escolher o título para o seu livro?
Muita gente, eu não me incluo nesse grupo, costuma escolher o nome do livro antes de começar a escrever. Já outras pessoas, preferem titular sua obra apenas quando terminam o epílogo, para que assim, possa ter melhores opções de títulos de acordo com o decorrer da história.
Porém independente do momento que escolha para titular sua obra, você deve estar ligado em deixá-lo chamativo. Mas como?
Bom, muitas pessoas julgam um livro pela capa, pois é a primeira impressão que fica.
O título do seu livro deve curto, pois nomes grandes demais ficarão feios esteticamente quando colocados na capa. Porém, que seja um título pequeno, mas criativo e que tenha a ver com seu livro, claro!
Por agora é isso, espero que tenham gostado. No próximo post, iremos falar sobre Prólogo. O que é? Para que serve e quando deve ser usado? Continue acompanhando nosso blog, inscreva-se para receber novidades no seu e-mail e fique ligado nas postagens. Beijos!! ;)
留言